sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Lost childhood!!


Eu estava pensando hoje nas coisas que faziamos quando crianças....
Estou em momento de nostalgia, desde que alguns colegas de escola da época de 1990, 20 anos atrás(credo, velha é pouco, kkkk) resolveram colocar umas fotos de escola e montaram um grupo no facebook, dai já viu né, nostalgia pura... 

Dai me fez pensar nas coisas que as minhas kids aqui passam e fazem e nas que eu fazia na idade delas...
Ontem tentei brincar de amarelinha com elas, uma coisa que eu sempre fazia em meus tempos livres depois da escola, elas preferiram ficar jogando jogos eletrônicos, ou jogos que são virtuais... 

Não que não seja legal, mas acho que as crianças de hoje, tem tanta comodidade com isso que acabam esquecendo que brincar na rua, jogar bola, esconde-esconde, pega-pega, amarelinha entre outras coisas são mil vezes mais divertidos e saudáveis... 

Esse nintendo wii, vira um vício na cabeça deles... e muitos acham que estão fazendo certo pq algunso jogam utilizam de movimentos corporais para jogar, mas mesmo assim... no meu conceito a criança ainda fica na frente da TV.

Há pais aqui que proibem as crianças de terem esse tipo de jogo, ou de assistir TV ( a Syd, a menina que eu cuidava na CA era assim) então forçam as kids e Au Pairs a ir para fora de casa, o que eu achava ótimo, já que é muito mais saudável ir na biblioteca, brincar no parquinho, andar de bike, patins, patinete, etc., porém há aqueles que permitem o uso das "babás" eletrônicas, o que por um lado para nós AP torna-se um momento de paz, já que estão concentrados em outras coisas, me deixa meio triste e preocupada com o fato de que as kids estão perdendo a infância na frente da TV ou video game... e por mais que eu tente tirá-los da babá eletrônica, não consigo estimula-los a fazer algo novo, ou brincar na rua, pq eles não tem interesse, não é tão apelativo quanto o show mais popular,ou o jogo do momento!

Fico tendo flash backs da minha época, de criança, em qeu eu chegava da escola, fazia minha tarefa e corria pra rua para brincar com as crianças do bairro.... hoje o que vejo com as minhas kids é, chegam da escola, fazem a tarefa o quanto antes, para irem para frente da TV, e não há cristo que mude a idéia delas!!

Proibo, digo que tem que brincar lá fora, chamar uma amiga, sei lá... fazer algo divertido e tudo que levo são berros, gritos, sou a má da história, e quando pegam o telefone e ligam pra mãe, ela passa por cima do que eu falei, e autoriza os eletronicos até que ela chega em casa... daí já é hora da janta e de colocar o pijama e dormir!! 

Sei lá... não sei se sou eu, mas acho que as crianças de hoje não sabem ser mais crianças e os adultos que tinham que ensinar isso, desde pequenos, não o faz, ou esqueceram de como era na época deles... muitas Au Pairs tentam... mas muitas como eu, não possui um sucesso com a tentativa!!

Espero que quando eu tiver os meus filhos eu tenha o mesmo pensamento de hoje e os estimule cada vez mais a curtir a fase mais gostosa do ser humano, a infância!!!
Bom fds pessoal!!

Um comentário:

Renata G.F. Scarpino disse...

Pois é, até falei da Suri Cruise essa semana que passou...sobre a fase interrompida da infância pra avançar etapas e "virar" adulta antes da hora...(não combina usar salto e passar batom e brincar de casinha...)...e tem mais essa "era tecnológica", onde o fácil, o rápido, o menor esforço são valorizados pelos próprios pais, que preferem um filho viciado num jogo eletrônico, mas em silêncio e dentro de casa, a um filho "solto" na praça, brincando de bola...
Como que pode?
Eu, sinceramente não consigo nem me imaginar fazendo essa escolha!!!
O "bom" de todas essas experiências que vivemos, seja como au pair(você), como educadoras...é que estamos estagiando e muito no papel de mãe. Afinal não basta ser mãe, tem que saber sê-la (nowadays)...
Te amo!!!!
Força!!